Parabéns, Dep. Josias Gomes! Cidadão do mundo
Nas escolas, famílias, academias e nos botecos, desde sempre nos ensinaram que a utopia é algo intangível, como um tesouro raro escondido no fundo dos oceanos. Ela tem a fórmula de salvar a humanidade e as nações, mas permanece intocável desde que decidiram conceituá-la como o real impossível de concretizar (filosoficamente).
Por nenhuma civilização ter conseguido implantar a utopia, querem relativizar o acúmulo de riqueza, a fome desumana, o trabalho indigno, a exploração brutal do imperialismo, que transforma iguais em algo tão desigual. O que a ideologia dominante não consegue oprimir é que a utopia escapou do mundo das ideias e vive nos corações dos seres humanos destinados a mudar o mundo como ele é. O nosso amigo e companheiro Josias Gomes é um desses seres que vieram à Terra desafiar esse estado de coisas e transformar o curso da História.
Josias nos ensina diariamente que a utopia não é perfeita, como teorizaram os livros, mas é um ponto de partida para acreditarmos que podemos transformar a realidade com nossas ações. O nosso líder, mesmo sendo um amante dos livros, da escrita e do conhecimento, sabe que a força das ideias se materializa pelo exemplo. Josias não é um deputado de gabinetes fechados, dispensa o conforto do ar-condicionado, a pompa palaciana, a lacração pela lacração para chamar a atenção dos desvalidos de propósito. Josias gosta mesmo é de gente. Não importa se é um sem-teto ou ministro de Estado.
Foi com seu coração utópico e sangue de nordestino destemido que o nosso companheiro conseguiu enfrentar os anos de chumbo; colaborar com a refundação da UNE, criar o PT e a CUT; eleger um operário presidente e uma empregada doméstica governadora. Se existisse um cálculo estatístico da sua biografia, no Brasil dos escravistas, diríamos que seria quase impossível o nosso companheiro ter resistido a tantas perseguições. Mas ele está aqui, e celebra mais um ano de vida bem vivida: resiliente e convicto, como a revolução cubana.
Achamos ridículo e até engraçado quando a mídia burguesa e opinadores de plantão tentam enterrar a esquerda, dizer que esta geração está ultrapassada, mas não largam seus escritórios para visitar um sem-terra, ouvir um estudante, tentar mudar uma cidade. Desde antes de Cristo é assim: tentam crucificar os mensageiros da liberdade. A nossa melhor resposta é seguir marchando, com erros e acertos.
Poderíamos passar dias na vã tentativa de descrever o privilégio de conviver com um ser humano que tanto se dedica à humanidade, ao país, às causas elementares do nosso tempo. Falharíamos! Melhor mesmo é celebrar e agradecer por sua existência, companheiro Josias Gomes.
Que esta data se multiplique imensamente, e o senhor possa tocar mais vidas com a chama da utopia real. Receba o abraço do mandato do trabalho, dos amigos e amigas, familiares, companheiros e companheiras que tanto te querem bem. Hoje é dia de degustar cada gole de vinho com a mesma alegria que temos em mudar a vida das pessoas e o Brasil. Muito obrigado pela escuta, pelos ensinamentos, pela liderança, pela simplicidade dos gigantes e pela defesa intransigente dos nossos povos. O senhor é um cidadão do mundo.
PS: Depoimento de dona Cecília: “Josias é o amor da minha vida. O que mais admiro nele é que ele nunca desiste. Se não dá agora, ele para, pensa e busca um caminho para alcançar o que almeja.”
Deixe um comentário