Parabéns, Ivan Alex! Extraordinário líder petista
Não existe legado sem a participação ativa de pessoas extraordinárias compondo um projeto coletivo. Ao lembrar de grandes companheiros, eu gosto de rememorar como começou a relação de amizade.
Recordo-me de quando cheguei na sede do PT e na época funcionava na Mouraria. Estava com muitos sonhos na mente e um desafio do tamanho da Bahia. Então, logo cedo numa manhã de segunda-feira, depois daquele final de semana em seguida ao Encontro Estadual, em 1999 – ano que me tornei presidente estadual do PT – comecei os trabalhos.
Sabia que a tarefa era longa e de muitas negociações com as demais correntes internas para formar a Comissão Executiva Estadual. Era o momento mais decisivo para se ter certeza de que esta direção teria menos atritos e conseguiria dirigir bem as tarefas do ano 2000, ou seja, eleger uma razoável quantidade de vereadores, prefeitos e vices por toda a Bahia.
E aqui é que entra este personagem ao qual dedico esta memória. O “menino” teve um sucesso daqueles, se projetou no movimento estudantil secundarista e logo ganhou as páginas dos jornais em razão do movimento do Passe Livre, surgiu assim o novo líder estudantil que foi cercado de “carinho” por quase todas as correntes internas do PT.
Eu não tinha intimidade com ele, mas admirava de longe suas proezas, um cabra mirrado, pequeno feito tamborete de forró, ágil e com uma claridade de fazer leituras rápidas. O meu diagnóstico me dava a certeza de que estava vendo um jovem de futuro. Gostava de ouvi-lo falar das assembleias, das conquistas, até porque também tive minha passagem pelo movimento estudantil ainda nos anos 1970.
Pois bem, como estava dizendo, estava eu lá na sede para iniciar as negociações e eis que os companheiros da corrente do cabra mirradinho vieram conversar e apresentar seu nome para compor a Executiva Estadual. Era ele sim, Ivan Alex.
Nasceu ali uma relação duradoura, Ivan foi parceiro forte na direção, participou de todas as importantes decisões que levaram o PT em 2002 a quase vitória de Wagner para governador. Divergimos sem nunca termos perdidos a empatia de um pelo outro.
Ivan, você superou as minhas projeções a respeito da sua liderança. E o melhor, nos tornamos amigos.
Esse companheiro hoje está fazendo aniversário e quero parabenizá-lo por mais uma ano de vida e espero manter contigo sempre a firmeza de nossos propósitos e o companheirismo que nos une.
Vida longa, meu amigo!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário