Parabéns Nailton Paraxó! Tenho imensa admiração por estes sábios líderes!
Foi com muita felicidade que recebi a notícia de que o Cacique Nailton (Nailton Muniz Pataxó), líder político e espiritual da Terra Indígena Caramuru Paraguassu do povo Pataxó, Edson Moreira da Silva (Mestre Primo), mestre da capoeira Angola, formado pelos principais mestres da Bahia e de Minas Gerais, Isael Maxakali (Yaet Maxakali) cineasta, artista visual, educador e líder político do povo Tikmũ’ũn (Maxakali) e José Bonifácio da Luz (Bengala), líder político e espiritual, educador da comunidade quilombola dos Arturos (Contagem, MG), receberam da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por unanimidade, o título de NOTÓRIO SABER (equivalente ao grau de Doutor).
É muito importante que a Academia reconheça e dialogue com os conhecimentos produzidos pelos povos tradicionais do Brasil. A matriz antropológica e histórica do nosso país passa por estes guardiões do saber que transmitem ensinamentos e contribuem para construção de uma Nação plural que atravessa o tempo e reafirma o Brasil profundo de tradições seculares imprescindíveis.
Tenho imensa admiração por estes sábios líderes que também representam destacadas lideranças políticas do Brasil na defesa dos patrimônios culturais e territoriais onde atuam. Vejam o grande exemplo do Mestre Cacique Nailton (Nailton Muniz Pataxó): ele liderou a reconquista autônoma e pacífica do território dos povos Pataxó Hã hã Hãe no Sul da Bahia. Trata-se de um herói nacional da mais alta grandeza.
Parabenizo o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFMG pelo justo reconhecimento aos nossos sábios líderes tradicionais. Esta homenagem se estende a todos os povos do nosso imenso Brasil.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário