Parabéns, PT! 42 anos do maior partido de esquerda da América Latina e é a esperança do povo brasileiro
O nascimento do PT foi um marco da classe trabalhadora e do povo brasileiro. Desde a sua fundação há 42 anos – nas barbas da ditadura -, alicerçado por sindicalistas, diversos setores e tendências da esquerda brasileira, movimentos sociais, religiosos, artistas, intelectuais, companheiros e companheiras de todas as gerações, mudamos a história deste país.
O PT foi construído de baixo pra cima, com ampla participação popular, a sua capacidade de unir e dirigir as massas, revolucionou a política nacional e virou referência mundial de democracia e luta organizada. O Partido dos Trabalhadores nasceu com a missão de democratizar este país, marcado por tantos golpes e ditaduras. E quando falamos de democracia, não nos referimos somente do direito ao voto, mas democratizarmos os espaços de poder do país, proporcionarmos melhoria de vida das pessoas, garantirmos soberania nacional, fazermos o povo ter vez e voz.
O nosso partido sofreu forte oposição dos setores reacionários desde sempre. A elite do atraso sabia que da maneira como o PT foi constituído e brilhantemente liderado por Lula e demais companheiras e companheiros de luta, este país nunca mais seria o mesmo. E não foi! Nos agigantamos ano após ano, ajudamos a redemocratizar o país, vieram os mandatos parlamentares, os governos municipais e estaduais, conquistamos capilaridade em todo território nacional e nos consolidamos como maior partido de esquerda da América Latina.
Até entrarmos na era de ouro dos governos Lula, mesma época em que me tornei pela primeira vez deputado federal, foram anos de luta combativa, construção coletiva, dedicação de uma vida – eu faria tudo de novo com o maior dos entusiasmos. Não consigo imaginar a minha vida e o meu país sem a existência do PT e o mais simbólico disso tudo, é que nem os nossos maiores opositores por mais que tentassem, poderiam excluir este grande capítulo da história brasileira.
O que mais me orgulho no PT é que temos um legado de conquistas, mas somos o partido com as alpercatas fincadas no presente, continuamos a mudar milhões de vidas por meio dos nossos mandatos parlamentares, governos e capacidade de luta pelo justo. Por isso, também representamos a esperança e o futuro do Brasil. Inevitavelmente, a reconstrução do país passa pelo PT e nós assumimos esta missão com a mesma honra e felicidade de 42 anos atrás.
A nossa tarefa neste 2022 é elegermos Lula presidente, Wagner e demais companheiros e companheiras em outros estados como governadores (as). Precisamos conscientizar o povo de que tão importante quanto as vitórias no executivo, é formamos uma grande bancada petista nas câmaras federais/estaduais e no senado. Desta maneira, garantiremos que o Brasil voltará a ser o país da esperança e dos brasileiros.
Viva o Partido do Povo! Viva o Partido dos Trabalhadores.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário