Parceria com Banco Mundial dá bons frutos na Coopag e em comunidade indígena!
O Banco Mundial é um dos principais parceiros da agricultura familiar baiana. E a nossa parceria não se resume apenas ao cofinanciamento por parte da instituição financeira. O Governo do Estado e representantes do Banco desenvolvem constantes avaliações das ações executadas para que juntos possamos evoluir cada vez mais o rural baiano.
Este último encontro virtual faz parte da programação da 14ª Missão de Implementação e Supervisão do projeto do Governo do Estado, o Bahia Produtiva. A SDR apresentou à instituição financeira, experiências vitoriosas de organizações produtivas da Bahia, entre elas a Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag), de Várzea Nova, e a Associação Indígena Hã Hã Hãe Aldeia Bahetá, do município de Itaju da Colônia.
Os representantes do banco puderam ver a evolução que acontece na Coopag, que com forte apoio na gestão, assistência técnica, aumento da produção e criação de novos produtos tem conquistado novos mercados. Ao todo, a cooperativa tem 218 cooperados e pelo depoimento do seu presidente Ronaldo Carneiro, podemos ver o quanto este trabalho é vitorioso. “Hoje, a cooperativa gera 30 empregos diretos e a renda média de cada cooperado está em torno de R$ 9,6 mil”. A agroindústria tem sido um dos carros chefes na expansão das cooperativas baianas. A própria Coopag recebeu investimentos estratégicos na ordem de R$ 2,5 milhões.
Também apresentamos como conseguimos transformar a realidade na Associação Indígena Hã Hã Hãe Aldeia Bahetá formada por representantes da comunidade indígena Pataxó Hã Hã Hãe. Foram implantados projetos que fortaleceram a cadeia socioprodutiva agroecológica, além de buscar a garantia da segurança alimentar e nutricional, a preservação do meio ambiente, o incentivo à comercialização, e o resgate cultural da comunidade. Saibam mais: http://www.bahia.ba.gov.br/2021/05/destaques/c1-destaque-slide/experiencias-de-organizacoes-produtivas-da-bahia-sao-apresentadas-ao-banco-mundial/
Em nome da agricultura familiar baiana, agradeço os representantes do Banco Mundial por investir na nossa gente e se empenhar para que juntos possamos construir um rural forte, tão forte que as nossas ações são multiplicadas em outros países que o banco atua.
Bahia, terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário