Passagem Molhada no Rio Cariacá está mudando a vida de milhares de agricultores familiares
Com 95% concluída, a obra beneficia mais de 1.200 famílias no entorno dos municípios de Cansanção, Quijingue, Nordestina, e Monte Santo
A construção da Passagem Molhada no Rio Cariacá, na divisa entre os municípios de Quijingue e de Cansanção, está mudando a vida dos agricultores familiares instalados em Cansanção, Quijingue, Nordestina, e Monte Santo – municípios que fazem parte do Território de Identidade Sisal.
A obra, com mais de 95% de concluída, é uma espécie de ponte, que permite a passagem de veículos e pessoas em períodos chuvosos, além de servir de reservatório de água, o que contribui para a segurança hídrica dos produtores rurais da região.
De acordo com Hamilton Cavalcante, integrante da Associação dos Pequenos Produtores do Rio Cariacá (APARC), o reservatório de água – que até já transbordou com as recentes fortes chuvas – será inaugurado ainda este ano. Ele informou que o Governo do Estado está investindo R$800 mil na realização da obra.
“O recurso foi destinado por meio de emenda parlamentar do deputado federal licenciado Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) -, com apoio da deputada estadual Fátima Nunes (PT).
A Passagem Molhada vai beneficiar mais de 1.200 famílias no entorno dos municípios de Cansanção, Quijingue, Nordestina, e Monte Santo.
A coordenação e execução da obra está a cargo da APARC, entidade conveniada com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
José de Araújo, atual presidente da APARC, destacou que a Passagem Molhada contribui para a produção rural, o trafego de veículos e de pessoas, além de garantir o armazenamento de água e ser uma “opção de lazer para as pessoas curtirem com suas famílias, nos finais de semana”.
Moradora da comunidade rural Rio do Cariacá, a agricultora Maria Neide Cavalcante destaca. “A gente achava que não era possível barrar um rio, ficamos felizes com a construção, realizamos um sonho e vemos um trabalho bonito que ajudará a nossa comunidade a crescer e gerar renda”, disse empolgada.
Deixe um comentário