Pedro Igor, nosso filho!
Para um militante de esquerda, a queda do Muro de Berlim representava a maior derrota política da classe trabalhadora mundial. Desde a chegada dos Bolcheviques ao poder, provamos que trabalhadores e trabalhadoras poderiam guiar os seus destinos e construir a sociedade que sempre sonhamos. Por isso, era tão difícil aceitar o fim da URSS.
O ano de 1989 foi um momento de dor inigualável, mas o nascimento de Pedro logo em seguida àquele revés colossal reabriu as portas da esperança dentro de mim. A História não aceita ponto final e enquanto tiver uma mulher e homem disposto a reconstruir o sonho popular, a chama revolucionária estará acesa. O meu primeiro filho redobrou as minhas forças para levar adiante a luta pela emancipação dos povos.
Não existe experiência mais revolucionária do que ter um filho, eu e Cecília nos reinventamos e aprendemos o ofício de ser pai/mãe, algo que não vem com manual, não se ensina nas universidades, nem em nossas famílias de maneira integral. Ser pai é alcançar a plenitude com a leveza de um amor que não para de crescer, é a redescoberta do nosso universo particular.
Pedro Igor honra os nomes do seu avô e do camarada Igor. – Sérgio Buarque de Holanda, um dos maiores sociólogos do Brasil, no final da vida tinha orgulho de dizer que era pai de Chico Buarque- carrego este mesmo orgulho em relação ao meu filho. Todos dos dias sinto uma felicidade inconfessável em ver o ser humano que ele se tornou.
Se eu pudesse definir a nossa relação de pai e filho, militantes de esquerda, citaria a sua formatura de Medicina quando ele entrou com a música e toalha do Lula, a energia, força, coragem e coração de Pedro tomaram conta do lugar, o orgulho e emoção transbordaram em nossos corações. Pedro Igor e Maria Elisa são as maiores realizações que eu e a minha companheira Cecília tivemos a felicidade de conceber. Ser pai ultrapassa toda definição de amor.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário