Pelegrino, um imprescindível!
Pelegrino, um imprescindível!
Quando cheguei à Bahia em maio de 1989, na minha querida Itabuna, fui logo procurar os companheiros do PT.
Geraldo Simões era a mais destacada liderança local e estávamos às voltas com eleição interna pra nova direção do partido.
A disputa era assim: de um lado os companheiros que nós da Articulação – nossa tendência interna – denominamos de antárticas ou seja todas as demais tendências que se uniam e formavam a anti-articulação e do outro lado nós da Articulação.
O companheiro Nelson Pelegrino junto com Macarrão, hoje no PSOl, eram os grandes líderes da Força Socialista que era a tendência majoritária na região cacaueira. Pois bem, com apenas uma semana na Bahia já estava eu participando da refrega e ganhamos a eleição.
Foi nesse clima de disputa acirrada que conheci Nelson Pelegrino, combativo, briguento até, mas sempre cordial e não é que gostei dele?
Me lembro que no ano seguinte, nas eleições para governador, deputado e senador, ele foi candidato a deputado estadual fazendo dobradinha com Jorge Almeida ou como era mais conhecido entre nós, Macarrão. Nós estávamos com Geraldo Simões pra deputado estadual.
Naquele ano, o PT elegeu Geraldo Simões, Edival Passos e Nelson Pelegrino deputados estadual e Alcides Modesto e Jaques Wagner deputados Federal.
Foi uma eleição muito marcante pra esquerda, a chapa das três mulheres: Lídice, Salete e Bete que causou um impacto muito positivo na política, tanto que Lídice se tornou prefeita de Salvador.
O PT em encontro estadual no cine Nazaré decidimos ir de Zé Sérgio Gabrielle, Pedro dos Anjos e Jonas Paulo respectivamente governador, vice e senador. Lá se vão três décadas. Desde então, nos fortalecemos e governamos a Bahia por 4 mandatos e teremos mais.
Durante a campanha naquele ano, Nelson Pelegrino e Macarrão estavam em campanha na região cacaueira e não sei se foram jantar lá em casa ou se em um restaurante, sei que eles, depois do jantar resolveram seguir viagem pra Salvador, sob os protestos de todos nós, mas assim mesmo seguiram.
Fui acordado pela madrugada com a péssima notícia que próximo a Gandu o carro havia capotado. Pra nossa felicidade não houve ferimentos graves, mesmo assim acordamos bigode e Jairo, petistas de Gandú pra prestarem o socorro aos companheiros.
Fiz questão de falar um pouco sobre esse companheiro, trazendo fatos de sua militância aguerrida pra dizer que esse cabra é daqueles que Bertolt Brecht chama de imprescindíveis.
Hoje você está aniversariando e com muito carinho lhe desejo felicidade, vida longa, porque a Bahia e o Brasil precisam de homens da sua têmpera.
Um grande abraço companheiro Nelson Pelegrino.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário