Plenária Carmelita Ângela: Balanço e Rumos do Mandato da Vereadora Enilda Mendonça
Eu já participei de muitas Plenárias em 43 anos do Partido dos Trabalhadores, mas confesso: o mês de dezembro de 2023 se tornou muito mais emotivo e marcante, pois construímos dois grandes atos em homenagem à minha eterna amiga e companheira Carmelita Ângela. A presença dela trouxe tanta luz e momentos inesquecíveis em nossas trajetórias que, mesmo com a dor pela sua ausência física, não houve espaço para tristeza. Você é gigante, minha amiga, e em nossa amada Ilhéus, rendemos mais uma homenagem: a Plenária da nossa outra gigante, a vereadora Enilda Mendonça.
Realizamos uma Plenária do tamanho e profundidade do mandato da companheira Enilda. Contamos com as presenças dos presidentes da Federação Ednei Mendonça (PT), Rodrigo Cardoso (PCdoB), Rogério Matos (PV); Everaldo Anunciação, membro da direção nacional do PT; o deputado Estadual Paulo Rangel; o Reitor da UESC, Alessandro Fernandes; a diretora do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, Domilene Borges; a dirigente estadual do PT, Tami Messias; e tantas lideranças sindicais, estudantis, entidades da sociedade civil, militância, eleitores e admiradores do belo trabalho que Enilda realiza em Ilhéus!
Depois de tantas falas brilhantes dos meus companheiros e companheiras em defesa do mandato de Enilda, reconhecido por diversos setores da sociedade, fiz uma análise de conjuntura que dialoga a realidade local com a nacional. Trouxe reflexões sobre como as pessoas podem compreender melhor e reconhecer todo o trabalho que temos realizado em Ilhéus, na Bahia e agora no Brasil com Lula. Em Ilhéus, por exemplo, o governo do Estado investiu mais de R$ 1 bilhão, e mesmo assim, não saímos vitoriosos no âmbito estadual em 2022.
As pesquisas a que tive acesso mostram a popularidade de Lula estabilizada, sendo que o nosso governo em 1 ano realizou muito mais do que o antecessor. Na realidade, estamos reconstruindo o que foi desmontado, na educação, saúde, agricultura, infraestrutura, entre outros. Isso é a prova de que a sociedade ainda está polarizada. E, neste ponto, o nosso Partido precisa aprofundar o debate político junto à sociedade e elucidar quem tem os melhores projetos de cidade, estados e país.
No Brasil, não se criou a cultura de votar no Partido, e muito disso vem da enormidade de partidos, são mais de 30, sendo que não temos tantos projetos políticos em disputa. Na Plenária, trouxe o exemplo da Argentina, onde um aprendiz de Bolsonaro venceu as eleições, mas na Câmara, os argentinos não abriram mão de formarem maioria com 142 deputados peronistas. A juventude brasileira tem papel central nesta disputa, assim como dirigentes partidários do campo progressista e representantes da sociedade civil. Quando a imensa maioria do povo brasileiro entender que ocupar o legislativo é tão importante quanto o executivo, alcançaremos as reais condições de realizar as profundas mudanças no Brasil.
A Plenária de hoje deixou claro na mente de cada companheiro e companheira a necessidade de fortalecermos mandatos como o de Enilda; necessitamos de muitas Enildas em toda Bahia e Brasil. É a partir desta consciência coletiva de grande mobilização política e social que consolidaremos o projeto liderado pelo presidente Lula. Em 2024, teremos um grande desafio eleitoral, portanto, a nossa ação deve ser diária. O PT deve e precisa ser o exemplo capaz de liderar esta quadra histórica.
Parabéns, companheira Enilda, por esta Plenária potente que aquece e inspira os corações Petistas. Vamos à luta porque o que está em disputa é o Brasil da esperança, o sonho do povo viver com a dignidade condizente com as potencialidades do nosso país. Viva o PT. Carmelita, presente!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia,
Vice-Líder do PT na Câmara.
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário