Poções está sediando o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão
Até o dia 5 de maio serão prestados atendimentos médicos, odontológicos e sociais para os moradores da cidade e de outros nove municípios da região
O município de Poções está sediando a 19ª edição do mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão, que acontece de 27 de abril até o dia 5 de maio. A ação realizará atendimentos médicos, odontológicos e sociais para a população local, beneficiando também os moradores de outras nove cidades da região: Mirante, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Boa Nova, Planalto, Nova Canaã, Iguaí, e Ibicui.
O prefeito de Poções, Léo Mascarenhas, destaca a importância social desta ação. “A Organização Não Governamental (ONG) Voluntários do Sertão nos trouxe 350 profissionais para prestar atendimentos médico, odontológico e psicológico aos moradores daqui e de toda a região. A Prefeitura entra com a estrutura, alimentação, e hospedagem e o governo federal com o transporte desses voluntários desde a cidade de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Já o governo da Bahia está viabilizando a realização de 1.500 cirurgias de catarata, entre outras ações”, informa o prefeito Léo.
O presidente da Organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira – o Dorinho -, explica como será ação de atendimentos para estes municípios. “Já é tradição que os mutirões ofereçam atendimentos aos municípios vizinhos, mas este ano será diferente, pois a cidade de Poções cordialmente aceitou receber nossa estrutura justamente pela impossibilidade de que fôssemos instalados em algum dos municípios menores e que mais precisam da nossa atuação”, diz Dorinho Pereira.
Segundo ele, este ano mais de 1.300 profissionais se inscreveram para atuar como voluntários na ação. Destes, foram selecionados 350 pessoas, que trabalharão diretamente em suas áreas de formação e atuação de rotina.
A caravana é composta por caminhões, aviões, e vans que cortam o país e realizam uma maratona de atendimentos que duram uma semana e resultam na maior ação de Saúde e Cidadania do interior da Bahia.
“São regiões assim que mais precisam da atuação dos nossos voluntários e parceiros, com toda a estrutura de qualidade em atendimentos, procedimentos e exames”, comenta Marta Meire Pereira, gestora da Organização Voluntários do Sertão.
Deixe um comentário