Política ambiental do governo Lula derruba drasticamente o desmatamento na Amazônia
A preservação ambiental é uma meta prioritária do Governo Lula. Seja no Brasil ou em agenda internacional, o presidente é o maior defensor do meio ambiente. Mais do que defender, precisamos ser o exemplo que queremos ver no mundo. Por isso, a política ambiental no Brasil coleciona bons resultados: o desmatamento caiu 73% nas áreas protegidas da Amazônia.
Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o índice de queda nas áreas protegidas pela Amazônia Índice é o menor registrado nos últimos 9 anos. O avanço nesta pauta está relacionado às ações do governo Federal desde o início de 2023. No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ministra Marina Silva destacou que atualmente, 19 ministérios já criaram estruturas internas para lidar com a questão do clima, com a bioeconomia e com o enfrentamento aos desmatamentos. Essas ações estão alinhadas aos pilares da política ambiental brasileira para fortalecer a democracia e combater a desigualdade com sustentabilidade econômica, social, cultural e política.
Lula prometeu e cumpriu. Durante a reunião do G7, no Japão, o presidente destacou que o nosso país voltaria a ser referência em preservação ambiental e no enfrentamento às mudanças climáticas: “O Brasil voltará a ser referência mundial em sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas e cumprirá metas de redução de emissão de carbono e o desmatamento zero. Esse é o compromisso que reafirmo hoje, não só com o povo brasileiro, mas com todos os povos que estão passando ou passarão pelos eventos climáticos mais severos de todos os tempos, como secas, inundações extremas, incêndios florestais, furacões e tornados cada vez mais destrutivos”.
Com a volta de Lula, o Fundo Amazônia retomou o prestígio e passou a receber novas doações internacionais de países como Noruega, Alemanha, EUA, Suíça, entre outros. É o Brasil no rumo certo da preservação ambiental.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia, Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário