Precisamos garantir a vida dos brasileiros!
O coronavírus, apesar de atingir todas as classes sociais, nitidamente prejudica de forma desproporcional os trabalhadores informais – que não tem qualquer proteção social/direitos trabalhistas.
Assim como a maioria da população, muitos deles necessitam entrar em quarentena.
Infelizmente, a maioria dos trabalhadores informais, principalmente os que são explorados pelos aplicativos de comida como Ifood, Uber Eats, Rappi, entre outros, literalmente vendem o almoço para comprar o jantar. A quarentena pode comprometer a vida do trabalhador e sua família.
O PT de todas as lutas, por meio da deputada e presidenta, Gleisi Hoffmann, defende na Câmara dos Deputados: “que as pessoas maiores de 16 anos, sem vínculo empregatício e que atuam em atividades informais e que estejam submetidas às medidas de isolamento ou quarentena por conta da pandemia do coronavírus terão direito a receber abono no valor de um salário mínimo mensal”.
A medida precisa ser acatada por unanimidade pelo poder legislativo. Caso contrário, veremos a Pandemia da fome e miséria.
No Brasil temos 36 milhões de trabalhadores sem carteira assinada ou informais.
Se o governo federal destinou recursos da Caixa Econômica Federal (CEF) para salvar bancos – segundo o presidente da CEF serão destinados 75 bilhões para socorrer bancos médios e capital de giro para empresas -, não resta dúvida nenhuma que a nossa prioridade é salvar vidas.
Vários países já anteciparam apoio do Estado aos trabalhadores e pequenas empresas que são os maiores prejudicados diante do COVID-19.
Precisamos garantir a vida dos brasileiros!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário