Prefeito de Amargosa se encontra com Josias Gomes para compartilhar experiência de sucesso da agricultura familiar
Experiência da mecanização rural pode virar referência para intensificar o uso de equipamentos agrícolas nas comunidades rurais dos municípios baianos
O secretário Josias Gomes, gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), recebeu em audiência o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, para avaliar ações estratégicas que potencializem a agricultura familiar no município.
Entre os assuntos debatidos, o destaque foi uma iniciativa que dinamiza o uso de tratores entregues pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), na cidade.
O secretário Josias Gomes destaca que a ação posta em prática em Amargosa é de grande relevância e precisa ser compartilhada com outros municípios.
“Um dos propósitos da SDR é replicar experiências feitas pelos municípios, que deram certo e propiciem condições para que os agricultores familiares aumentem a produção e produtividade. Essa iniciativa de Amargosa eu faço questão de divulgar no Estado, para que outros municípios sigam esse exemplo e tenham a agricultura familiar como carro-chefe de sua economia”, informa o titular da SDR.
“A Prefeitura firmou convênio com associações de agricultores familiares locais beneficiados com a cessão de tratores entregues pela CAR/SDR e destina recursos para combustível e manutenção para as máquinas, parceria estratégica que tem rendido bons plantios”, destaca o prefeito Júlio Pinheiro.
“Com a grande quantidade de tratores que a CAR financiou e doou às associações, fizemos um convênio com essas entidades para ampliar o serviço em favor da agricultura familiar, para aumentar a quantidade de produtos disponíveis para comercialização. Dessa maneira, saímos de 30 propriedades atendidas por mês para, aproximadamente 100”, complementa Pinheiro.
Igor Brito, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Amargosa, informou que a utilização das máquinas tem fortalecido os cultivos de mandioca, milho, feijão e outras culturas, devido à agilidade da aragem de terras nas propriedades da agricultura familiar.
Deixe um comentário