Prefeito de Itaju do Colônia, vereadores e lideranças do município e de cidades vizinhas recebem o secretário Josias Gomes (SDR)
Aconteceu em itaju do Colônia, na última sexta-feira, a visita do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado. O secretário Josias Gomes foi recebido por diversas lideranças políticas de toda a região, como o prefeito de Santa Cruz da Vitória, o vice-prefeito de Jussari, vereadores de Pau Brasil, Jussari, Santa Cruz da Vitória, e mais de 10 caciques de Pau Brasil, Camacã e da própria Itaju do Colônia. Entre eles, Djalma Orico Duarte, prefeito de Itaju do Colônia, o vereador José Alves dos Santos Filho – conhecido por Jota – e o vereador de Pau Brasil, Elder Santos Almeida – conhecido por Nego Helder.
Josias Gomes participou do lançamento do programa Campo Forte, dedicado a fortalecer a agricultura familiar do município. “Ele foi recebido pelo prefeito e vereadores, participou do lançamento do projeto Campo Forte, organizado pela secretaria municipal de Agricultura, e em seguida foi ao espaço da Feira Livre com o prefeito, onde foi solicitada a recuperação do barracão”, informa o vereador Jota.
“Na Feira da Agricultura Familiar o secretário Josias foi muito elogiado pela atuação à frente da SDR. A secretária Jussara agradeceu pelo apoio que tem recebido do Governo do Estado com ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com o projeto do Bahia Produtiva na associação BAHETÁ, que recebeu tratorito com implementos para olericultura. O prefeito Djalma comunicou que as entregas que seriam feitas pelo secretário foram adiadas para a visita do governador, que será anunciada nos próximos dias”, informa o vereador Nego Helder.
O secretário Josias se reuniu com grupos indígenas, ouviu atentamente os pleitos das lideranças que lhe solicitaram um plano de ação para apoio a produção e por unanimidade os índios pediram apoio para captação de água para consumo humano.
O chefe da SDR informou que encaminhará uma visita técnica para estudo sobre o processo de fornecimento da água de chuva, e em seguida autorizou o Instituto ECOBAHIA – executora da chamada de ATER no município para, conjuntamente com os técnicos da Prefeitura e a associação BAHETÁ, desenvolverem um plano de ação de curto, médio e longo prazo para os indígenas do município e encaminhá-lo para a SDR em até 30 dias.
“Vou articular um estudo da CERB, já solicitei que o prefeito Djalma, já na segunda-feira, me mande um ofício para a gente encaminhar urgentemente o processo da água. Vou mandar fazer estudo sobre o espaço da feira livre, e vamos buscar a condições objetivas para construir um novo mercado que atenda melhor os produtores e feirantes de Itaju do Colônia” declarou o secretário Josias Gomes.
Ele, ainda, fez entrega de DAP’s e visitou o parque dos rios, almoçou com o prefeito, vereadores e lideranças, fez entrega do kit feira segura e autorizou a entrega de 30 barracas para Santa Cruz da Vitória nas presenças do prefeito e da secretária de Agricultura do município.
Deixe um comentário