Prefeito de Mansidão debate com o secretário Josias Gomes ações em benefício dos agricultores familiares
Djalma Ramos de Oliveira reivindicou a regularização fundiária, a aquisição de barracas padronizadas para a instalação de uma feira livre no município
Com o objetivo de debater as demandas para a agricultura familiar do município de Mansidão, foi realizada uma reunião na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com a participação de representantes da SDR e daquele município, localizado no Território de Identidade Bacia do Rio Grande.
O secretário da SDR, Josias Gomes, reforçou a necessidade da realização de um levantamento de informações sobre a agricultura familiar, para que as ações como as de incentivo e fomento à base de produção de potenciais sistemas produtivos, a exemplo da mandiocultura e fruticultura, possam ser melhor estruturadas e qualificadas.
“Ter os profissionais qualificados e mapear as demandas da agricultura familiar no município são condições fundamentais, para iniciar uma revolução na agricultura familiar de Mansidão e a SDR tem a disposição de apoiar, para gerar renda para essas famílias e, consequentemente, movimentar a economia do município”, destacou Josias Gomes.
Para Djalma Ramos de Oliveira, prefeito de Mansidão, que apresentou demandas para fortalecer a agricultura familiar do município, a expectativa é fazer um excelente governo na área da agricultura. “Esperamos atender aos anseios dos pequenos produtores rurais de Mansidão, com ações, maquinários e equipamentos que possam auxiliá-los em sua atividade”, argumentou o prefeito.
O município, que tem potencial no sistema produtivo da apicultura, já possui um projeto conveniado com o Governo do Estado, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR). A ação está beneficiando cerca de 50 famílias, que passarão a contar, ao fim da execução das obras, com uma Casa de Mel estruturada.
Durante o encontro, foram apresentadas as principais demandas da agricultura familiar do município, a exemplo da regularização fundiária urbana e suburbana e a aquisição de barracas padronizadas, para a instalação de uma feira livre no município. Foi apresentado ainda o Prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar e a ação da SDR Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, que vêm possibilitando a realização de ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural dos municípios da Bahia.
Deixe um comentário