Prefeito de Sítio do Mato debate com Josias Gomes ações para o desenvolvimento da agricultura familiar do Velho Chico
Para Cássio Cursino – também presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Velho Chico – essa iniciativa do Estado de fortalecer os consórcios é extremamente importante para os municípios
Para discutir ações para o desenvolvimento da Agricultura Familiar do Velho Chico, foi realizada, na quarta-feira (24), uma reunião entre o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, e o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Velho Chico e prefeito de Sítio do Mato, Cássio Cursino.
Para Cássio Cursino, essa parceria é de grande importância para fortalecer a agricultura familiar. “Temos certeza que vamos colocar essa microrregião do Oeste em um patamar diferenciado, mais fortalecido. Essa iniciativa do Estado de fortalecer os consórcios é extremamente importante para os municípios. É um grande avanço. Os prefeitos estão felizes com essa parceria”, destaca o prefeito Cássio.
Entre as pautas discutidas, estão a reforma do mercado municipal, aquisição de barracas de feiras e investimentos nos sistemas produtivos do mel e do leite.
O CDS Velho Chico já firmou contrato com a SDR para receber o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) direcionada para o fortalecimento de sistemas produtivos estratégicos, via Mais Ater, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), executada em parceria com os consórcios públicos. Serão priorizados os sistemas da avicultura, bovinocultura de leite, piscicultura, caprinocultura, e ovinocultura.
O Consórcio é composto pelos municípios de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Ibotirama, Paratinga, Brotas de Macaúbas, Morpará. Muquém do São Francisco, Sítio do Mato, e Carinhanha.
A estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia reúne as ações integradas de todas as unidades da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e busca a união dos consórcios territoriais e das Prefeituras para melhorar a atenção aos agricultores familiares baianos.
Deixe um comentário