
Pró-Semiárido capacita sistemas agrícolas em Campo Formoso, Casa Nova, e Campo Alegre de Lourdes!
O programa Pró-Semiárido é reconhecido mundialmente por sua capacidade de implantar ações que melhorem as condições de milhares de famílias agricultoras do semiárido baiano, gerando autonomia produtiva, segurança alimentar e renda. Nessa perspectiva realizamos a capacitação para a implantação de três sistemas agrícolas resilientes, via Projeto Sementes Crioulas.
Os municípios contemplados foram Campo Formoso, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes. De acordo com o coordenador da ação no Sasop, Victor Maciel, a essência do projeto consiste: “A ideia é que essas áreas permaneçam como um modelo e um local de acesso. Que essas famílias possam trabalhar e sempre terem esse espaço de acesso a sementes e mudas, e que depois elas possam levar para suas propriedades e multiplicar nos seus agroecossistemas. Espera-se que esses sistemas possam também recuperar os solos dessas áreas a partir do plantio diversificado, o que vai tornar o espaço mais resistente a fenômenos climáticos e a pragas, pois a diversidade ajudará a manter o equilíbrio da área”.
O projeto contará com uma segunda etapa. Vamos proporcionar outros sistemas agrícolas resilientes, haverá a implantação de canteiros da agrobiodiversidade, que têm a perspectiva de trabalho mais familiar, e galinheiros rústicos, com espécies adaptadas à região semiárida. #AquiÉtrabalho.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário