Produção de abacaxi pérola cresce 50% em Itaberaba!
A nossa agricultura familiar, quando conta com investimentos consistentes e orientações corretas, responde com resultados que superam as expectativas. A Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), formada por 115 cooperados, recebeu investimentos de R$ 2 milhões do Bahia Produtiva. O que possibilitou a ampliação e modernização da unidade de beneficiamento para desidratação do abacaxi.
Os avanços são fantásticos. A expectativa é que possamos aumentar em 50% a produção de abacaxi. Para isso, nós utilizamos a ciência a nosso favor. Estudamos o solo, adequamos a adubação e os frutos passam por um rigoroso controle de qualidade. Mérito de nossa equipe técnica aliado ao empenho dos cooperados.
Itaberaba se tornou o maior produtor de abacaxi pérola da Bahia. Vale ressaltar que 80% da produção é oriunda da agricultura familiar. O companheiro Ataíde comemora a evolução do trabalho: “No ano passado, tivemos uma safra boa de cerca de 3 hectares e para este ano serão 3,5 hectares. Vamos ter uma boa safra, com frutos bons e doces”.
O cultivo de abacaxi tem sido matéria-prima essencial para alavancar a agroindústria e otimizar ao máximo os recursos do fruto. Quando conseguimos emplacar esse ciclo virtuoso, o desenvolvimento local e regional pode ser percebido pelas significativas conquistas que o povo passou a realizar. #AquiéTrabalho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário