Produção orgânica debatida na Feira Baiana da Agricultura Familiar!
Produção orgânica debatida na Feira Baiana da Agricultura Familiar!
A 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária realizou importantíssimos debates sobre o presente e futuro do desenvolvimento rural. Entre os temas de maior visibilidade está a produção orgânica.
O Nordeste se organiza pra realizar o I Congresso Nordestino de Produção Orgânica e o ciclo de palestras, oficinas e debates sobre esse tema teve a devida atenção na maior feira de agricultura familiar do Brasil. Na oportunidade, Fátima Nunes, presidente do I Congresso Nordestino de Produção Orgânica, destacou que a expectativa para o evento é o aumento do número de produtores orgânicos:
“Vamos trabalhar com o Nordeste, com vários agricultores familiares, que produzem alimentos não perecíveis, a exemplo do arroz. Quando a gente unir esses produtores, vai ser a oportunidade de alinhar essa expectativa desses agricultores passarem a serem certificados pelas Organizações de Controle Social (OCSs) e Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (Opac)”.
Nesse encontro focamos no nosso público primário, que é formado por agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e demais interessados.
O tema da produção orgânica deve ser de interesse de toda sociedade. Esse trabalho, que vem sendo executado pelo governo do Estado, já conquistou a maioria dos agricultores familiares baianos e o nosso desafio é sensibilizar toda população da importância de consumir os nossos produtos que são sinônimos de alimentação saudável e mundo sustentável.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário