Produtividade recorde!
A Bahia é líder na produtividade de cacau no Brasil.
Entre 2017 e 2018, produzimos 100 mil toneladas e a previsão é de que em 2019 este número chegue a 120 mil toneladas do fruto de ouro. Grande parte deste montante é oriundo da região sul do estado.
Desde a crise da vassoura de bruxa, a cultura cacaueira passou por uma reinvenção de 180 graus.
Foram feitos investimentos em tecnologia, melhoramento genético, manejo do solo, assistência técnica, democratização da produção e investimentos constantes do governo do estado para a recuperação do cacau.
Neste processo renovador, a cidade de Ibicaraí conta com a força da COOPFESBA, liderada pelo companheiro Osaná. A cooperativa reúne dezenas de famílias da agricultura familiar de 16 municípios do Território de Identidade do Litoral Sul.
Os cooperados criaram a marca Bahia Cacau, que é um dos símbolos de sucesso desta nova era do cacau. O selo traduz chocolates finos com até 70% de pureza e já está presente em várias cidades da Bahia e do Brasil.
Se a Bahia Cacau conseguiu chegar a este patamar de evolução em toda cadeia produtiva e posicionamento de mercado, podemos utilizar estratégias semelhantes para os mais diversos produtos da agricultura familiar, que tem sido uma verdadeira potência na Bahia.
Vamos construir juntos?
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário