Programa Água Para Todos beneficia mais 135 famílias de comunidades quilombolas!
O programa Luz Para Todos foi um marco do rural brasileiro. No caso da água não é diferente. Por isso, o governo do Estado expande o programa Água Para Todos. Garantir água às populações do campo atende diretamente as atividades domésticas das famílias, mas também possibilita a independência econômica dos agricultores familiares e comunidades tradicionais.
No município de Antônio Gonçalves construímos 67 cisternas e 68 barreiros que beneficiaram 135 famílias de comunidades quilombolas. A garantia da água permite que elas desenvolvam de forma regular a produção de alimentos, a criação de animais e possam comercializar os seus excedentes produtivos. Como afirma a quilombola Maria Odete: “Grande parte do que planto vai para o consumo da família e o que sobra dá para vender na feira da região”.
A ação também conta com as participações ativas da Cooperativa Assistência Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf) e da Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares (Cactus), que implantaram a tecnologia das cisternas e desenvolveram cursos de formação para as comunidades beneficiadas.
O Programa Água Para Todos já investiu no Território Piemonte Norte do Itapicuru R$ 10,8 milhões. Esse legado de conquista levou água e desenvolvimento socioeconômico a 1.084 famílias baianas. Quando o trabalho é voltado para o povo o progresso acontece de verdade.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário