Programa Desenrola Brasil impulsiona o comércio varejista
O Programa sensação do governo Lula, o Desenrola Brasil, já renegociou quase R$ 10 bilhões em dívidas dos brasileiros. Isso representa um número significativo de pessoas e famílias que voltaram a ter o nome limpo e acesso ao crédito. Conforme prevíamos no início do Programa, este público voltaria a consumir e aquecer o comércio, com destaque para o varejo.
Em levantamento realizado pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista cresceram 5,1% em comparação ao mesmo período de 2022. A queda da inflação e a série recorde de investimentos realizados pelo governo Lula aumentaram a confiança do consumidor.
A outra boa notícia é que os bons ventos no comércio varejista devem continuar. As vendas do varejo medidas pelo índice ampliado da PMC (que inclui automóveis, materiais de construção e vendas no atacado) devem crescer 2,8% em 2023 (a estimativa anterior era de +1,0%), e a previsão é que a confiança do consumidor feche o ano com a média mais alta desde 2014.
Este cenário pode ficar ainda melhor com a queda da taxa de juros. O governo Lula tem praticado diversas medidas para melhorar o ambiente de negócios no país, porém a maior taxa de juros do mundo ainda é um impeditivo para que a economia possa expandir na velocidade que o governo planejou. Desenrola, Banco Central! Com juros competitivos, o Brasil inteiro ganha.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário