
Projeto Pró-Semiárido viabilizou três barreiros que beneficiam 240 famílias de 8 comunidades rurais de Campo Formoso!
No poema A Seca e o Inverno, de Patativa do Assaré, o poeta nordestino ilustra muito bem com era difícil a situação do nosso povo:
“Na seca inclemente no nosso Nordeste
O sol é mais quente e o céu mais azul
E o povo se achando sem chão e sem veste
Viaja à procura das terras do Sul”.
O governo federal e os estaduais do PT criaram um marco na história do Nordeste, através de políticas públicas como o Água Para Todos, Transposição do Rio São Francisco, construção de milhões de cisternas, barragens e barreiros, com muito trabalho conseguimos superar grandes desafios nas regiões semiáridas. Hoje o homem e a mulher do campo não precisam migrar por falta de água e ações que permitam o desenvolvimento rural acontecer. Na Bahia, temos colocado o tema da água como prioridade.
Campo Formoso é mais um município contemplado com este novo tempo que garante segurança hídrica. Por meio do projeto Pró-Semiárido, a SDR viabilizou três barreiros que beneficiam 240 famílias de 8 comunidades rurais do município. A ação é fundamental pra reforçarmos a agricultura familiar local que agora pode manter hortas, pomares e a criação de pequenos animais como caprinos, aves e suínos. Além disso, com os novos barreiros garantimos a produção de peixes, que é tão importante para o sustento destas comunidades.
De acordo com presidente da associação da fazenda Quina, Damares Santos Silva de Lima, a instalação da tecnologia transformou a vida das agricultoras e dos agricultores. “Depois do barreiro, o acesso à água foi extremamente melhor porque só a cisterna não era suficiente para a família e para os animais. Então, a gente ficava dependendo do município para vir colocar água. Hoje, a pessoa já não se preocupa onde vai pegar sua água. Tem criatório de porcos na comunidade que pegam água para manejo lá [no barreiro], tem os caprinos e ainda para uso em suas próprias casas (lavar roupa, banho). Então, nos ajudou bastante”, enfatiza Damares.
Nós garantimos água e damos condições técnicas e maquinários para que os agricultores possam aproveitar este recurso da maneira mais eficiente possível, pois a ação engloba a aquisição de equipamentos e assistência técnica para fortalecer a produção agrícola e pecuária, a exemplo de máquinas forrageiras, galinheiros e ensaios forrageiros agroecológicos. E contam também com Assessoramento Técnico Contínuo (ATC) do projeto do Governo do Estado por meio da parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). #BahiaMeuOrgulho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário