PT é o partido da inclusão
A inclusão social é uma das principais bandeiras de luta do PT, visto que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, com riqueza concentrada em uma parcela mínima da população. Se por um lado temos uma das maiores economias do mundo e que guarda verdadeiros tesouros ambientais, minerais, energéticos e vasto território habitável, toda esta riqueza não chega à maioria da população, isto desemboca num problema crônico de desigualdade social.
Parece contraditório, mas na sociedade brasileira a exclusão da maioria é a regra. Basta analisarmos que historicamente os negros, indígenas, pessoas com deficiência, mulheres, LGBTQUIA+ em sua maioria estão em situação de vulnerabilidade e apartados dos espaços de poder. Pior, para muitos falta o direito à cidadania plena. Este quadro foi agravado no desgoverno, o que levou o país atingir estado de calamidade na questão da fome.
A data de hoje deve ser um exercício permanente de luta contra tamanha exclusão social. Não é possível construir uma sociedade minimamente equilibrada com uma pequena parcela da população enriquecendo sem limites, enquanto falta o básico para a maioria do povo. O PT nasce com este propósito de erradicar a pobreza e fazer cumprir o que está pactuado na Constituição Federal. Contudo esta disputa que se arrasta por séculos necessita da participação de toda sociedade.
Já demos provas nos governos Lula/Dilma que é possível combinar crescimento econômico e inclusão social, na realidade, este é o princípio político que fez outras nações avançarem como república verdadeiramente democrática. Na essência, democracia deve significar na prática o governo de todos para todos. Este é o Brasil do futuro que acreditamos e vamos trabalhar com o objetivo de concretizar governos inclusivos e participativos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário