Queda na inflação beneficia famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos mensais
Se a inflação cai, é bom para todo mundo, especialmente na faixa de pessoas que ganham menos. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), o Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação do custo de vida para famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos mensais, caiu para 3,27% no acumulado de 12 meses até novembro.
A queda da inflação é um índice significativo nas famílias de baixa renda, pois as pessoas que ganham menos têm parcelas maiores dos gastos com alimentos, itens básicos para o sustento, o que já compromete boa parte de suas rendas. A queda na inflação representa mais dinheiro no bolso do povo, enquanto as pessoas de maior poder aquisitivo despendem frações elevadas de seus orçamentos com serviços educacionais, saúde e lazer.
A queda da inflação, o aumento real do salário mínimo e o programa Desenrola Brasil são conquistas que impactam diretamente em famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos mensais. À medida que a renda desses brasileiros melhora, a inadimplência tem caído com o Desenrola, programa que já renegociou milhões de dívidas e solucionou a vida financeira de inúmeras pessoas. São aspectos que mostram todo o compromisso do Governo Lula em melhorar a vida do povo brasileiro. Brasil, União e Reconstrução.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia, Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário