Quintais Produtivos incrementam a renda dos moradores!
No campo e mesmo na cidade, temos famílias que possuem uma pequena extensão de terra ao redor da casa e que podem ser utilizadas na produção de alimentos para consumo familiar e revenda, aumentando a renda. Nós temos fomentado essa prática de forma exitosa na Bahia.
O projeto Quintais Produtivos estimula e apoia esse tipo de ação e oferece serviço de assistência técnica e extensão rural. A produção é bem diversificada, os pequenos produtores plantam tomate, beterraba, cenoura, pepino, couve-flor, cebolinha, pimentão, alface, abóbora, manga, maracujá e até mesmo mandioca.
As ações vêm se multiplicando por todo Estado e foi tema do Programa Rural Produtivo da TVE. O programa destacou o quintal produtivo dos agricultores familiares no Território Itaparica, que exploram o cultivo da mandioca. No município de Inhambupe, a agricultora Antonina, conhecida como Neguinha do Mandacaru, é um exemplo do potencial produtivo dos quintais.
Em tempos de crise, ter capacidade de nos reinventarmos é fundamental. Os quintais produtivos têm garantido soberania alimentar de muitas famílias e aumentado a renda extra sobretudo das mulheres que vendem seus produtos em mercados, hortifrutis e nas feiras. O projeto cumpre outra função social importantíssima, que é a experiência agroecológica que está sendo cada vez mais enraizada em nosso Estado.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário