Recordemos o exemplo de Mandela!
Hoje nós celebramos o nascimento e legado de um dos maiores lutadores do povo de todos os tempos: Nelson Mandela!
Este guerreiro defendeu diversas causas humanitárias que vão desde a igualdade entre raças e etnias, passando pela defesa dos Direitos Humanos até a resolução de conflitos entre nações. A vida de Mandela é símbolo de luta contra qualquer tipo de opressão.
Madiba (nome do seu clã) ou “Tata” (“Pai”) é um dos principais líderes na luta contra o apartheid que tanta dor e exploração causou ao povo africano, principalmente na sua amada África do Sul. O seu empenho no processo de libertação nacional o custou perseguição implacável do império que o manteve preso por 27 anos. Mas o líder sobreviveu e venceu as forças do atraso até se tornar o primeiro presidente negro eleito democraticamente. A sua bravura por um mundo mais justo e humano lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz.
Em seu discurso à imprensa, Luta por Liberdade em 26 de julho de 1961, Mandela afirmou: “Não se pode esperar que pessoas que vivam na pobreza e com fome paguem aluguéis exorbitantes ao governo e às autoridades locais. Somos o nervo central da agricultura e da indústria. Fazemos o trabalho nas minas de ouro, diamantes e carvão, nas fazendas e na indústria em troca de salários miseráveis. Por que temos que seguir enriquecendo a quem rouba o produto de nosso sangue e do nosso suor, a quem nos explora e nega o direito de nos organizarmos em sindicatos?”.
A memória e o legado de Mandela seguem mais vivos do que nunca e é um farol de resistência dos povos oprimidos do Mundo!
Nelson Mandela, presente!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário