Reunião da Câmara Técnica do Consórcio Nordeste debate ações para a agricultura familiar
Participaram do encontro gestores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. Representaram a Bahia dirigentes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR)
Foi realizada, nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), em Brasília, reunião da Câmara Técnica (CT) da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste para avaliar as ações desenvolvidas no ano de 2021 e fazer o planejamento de ações para 2022, com base no Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS NE).
Na reunião, foram debatidas ações como a da Integração dos Sistemas de Inspeção Sanitária para os estados do Nordeste e da integração de ações para minimizar os impactos da seca na produção da agricultura familiar.
O secretário da SDR, Josias Gomes, salientou que a CT da Agricultura Familiar vem, ao longo deste tempo de constituição, construindo uma unidade nos temas que são de aplicação em todos os estados que compõem o Nordeste. Ele reforçou ainda que entre os temas abordados, com representantes da Bahia, no Senado, estavam o selo dos produtos de origem animal e outros investimentos para a agricultura familiar, especialmente para ampliar o acesso à água no Nordeste.
“Fizemos também um debate importante sobre assistência técnica e extensão rural (Ater). Avançamos bastante e estamos concluindo o programa da CT da Agricultura Familiar para 2022”, destaca Josias Gomes.
As Câmaras Temáticas foram instituídas pelo Consórcio para articular e coordenar a ação regional nos eixos priorizados pelos Estados. A CT da Agricultura Familiar foi a primeira a ser instalada, pela integração/cooperação já estabelecida no âmbito do Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste.
A próxima reunião acontecerá no dia 16 de dezembro de 2021, durante a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontecerá de 15 a 19 de dezembro no Parque Costa Azul, em Salvador.
A reunião contou com a participação de diversos convidados, entre eles, representantes da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (FIAN Brasil), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e de senadores baianos, entre outros.
Deixe um comentário