Revolução no Semiárido baiano!
O Pró-Semiárido tem revolucionado o rural do Semiárido baiano. Através dos Ensaios Forrageiros Agroecológicos desenvolvemos tecnologias para o cultivo do milho, sorgo, moringa, leucena, mandioca e palma, algumas das plantas forrageiras que garantem comida ao nosso rebanho.
Antes, onde a seca castigava deu lugar à certeza da preservação do rebanho e garantia de renda aos agricultores familiares. O que mais me felicita nessa tecnologia a serviço do campo é a construção de um legado sustentável. Entre as técnicas utilizadas priorizamos o uso de defensivos naturais, adubação orgânica e trabalhamos manejos ecológicos do solo. Enfim, existe ciência, amor e cuidado com a terra.
A evolução é reconhecida pelos agricultores familiares. Vejam o depoimento da companheira Rilza: “Nossos hábitos estavam totalmente errados. Moramos no Semiárido e não sabíamos conviver com isso. Então, os técnicos da CAR nos ajudaram muito ao sentirem que estávamos trabalhando de forma errada porque as famílias quase não tinham renda e a que tinha estava sendo gasta praticamente com insumos. Foi uma coisa tão boa que cerca de 20 a 25 criadores, que fazem parte do projeto, resolveram fazer os cultivos num quintal no muro de casa. O ensaio é um dos elementos mais importantes do projeto porque, quando eles viram que estava dando certo, todo mundo quis fazer em casa”.
Na Bahia nós fazemos mais pelo povo e, pincipalmente, ensinamos como fazer da melhor maneira possível.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário