Rio Real: agricultores familiares do Assentamento Mãos Unidas receberão títulos de posse das terras
A solenidade na SDR contou com as presenças do prefeito Carroça, da vereadora e primeira dama Maria Nascimento, de Camilla Batista (CDA), deputado Eduardo Salles, e secretário Leonardo Góes (SIHS)
O secretário Josias Gomes, gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participou nesta terça-feira (28) da assinatura de 15 propostas de financiamentos para a concessão de crédito por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), referente ao imóvel rural da Fazenda Senhor do Bonfim, localizada no município de Rio Real.
O prefeito de Rio Real, Antônio Alves dos Santos – conhecido por Carroça -, representou a Prefeitura. Pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), vinculada à SDR, assinou Camilla Batista, coordenadora executiva.
Também participaram da solenidade, o deputado estadual Eduardo Salles, o secretário Leonardo Góes Silva, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), a vereadora – e primeira dama – Maria do Socorro Nascimento, Walmir Simões, secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Eduardo Cardoso Silva – presidente do Assentamento Mãos Unidas, João Batista Paixão (coordenador), e o produtor rural Alfredo Góes, de Rio Real.
Serão beneficiadas 15 famílias de pequenos agricultores do Assentamento Mãos Unidas, localizado na Fazenda Senhor do Bonfim, em Rio Real, que possui área de 134 hectares. O investimento inicial é de R$ 1,5 milhão.
“Estou feliz em saber que esses assentados há mais de 10 anos – que estão produzindo mandioca, maracujá, abacaxi e milho, entre outros alimentos – finalmente serão donos da terra. Hoje estamos vivendo um sonho que se tornou realidade. Agradeço ao secretário Josias e a confiança dos produtores, que agora terão a tão aguardada propriedade da terra”, comemorou o prefeito Carroça.
“Este é um momento ímpar para eles e também para mim, de estarmos realizando um sonho de mais de 10 anos de minha cidade. Também agradeço à SDR pela assinatura de convênio para a cessão de um tanque pipa para auxiliar na irrigação das terras dos agricultores familiares”, destaca a vereadora de Rio Real.
“Este é um momento muito importante em receber esses recursos para a aquisição de terras. Isso aconteceu graças à competência desses 15 agricultores. É entusiasmante ver o programa de crédito fundiário efetivamente acontecer”, afirma o deputado Eduardo Salles.
“O prefeito Carroça fez seu papel em cobrar do Estado ações para resolver os trâmites burocráticos, e poder dar a propriedade da terra a esses 15 agricultores. Em breve, estarei na região assinando a ordem de serviço para o projeto de esgotamento sanitário do município, em conjunto com a Embasa”, informa o secretário Leonardo Góes.
O Programa Nacional de Crédito Fundiário é uma política de concessão de crédito para o financiamento e estruturação de imóveis rurais, podendo o acesso ser coletivo ou individual, com juros de 0,5% ao ano. O prazo do financiamento é de 25 anos, com 36 meses de carência. Ao longo de 20 anos, já beneficiou 10.185 famílias diretamente, tendo adquirido 336 propriedades, que englobam mais de 186 mil hectares de terra.
Deixe um comentário