
Salvemos a Mata Atlântica da destruição!
A Mata Atlântica é um dos maiores patrimônios ambientais do Brasil. Na Bahia, esse rico bioma está espalhado por cinco regiões da Chapada Diamantina – oeste, litoral norte, baixo sul, sul, extremo sul.
Desde a colonização até os dias atuais, a Mata Atlântica sofreu violentos processos de exploração humana com forte viés econômico, que vão desde o ciclo pau brasil à cana de açúcar, passando pelos processos exploratórios do ouro, diamante, até a derrubada de imensas faixas de florestas para criação de gado, extração do jacarandá e até mesmo as plantações de algodão e cacau. O mais recente ciclo que liga o alerta dos órgãos ambientais é a monocultura do eucalipto.
Mesmo com a intensa luta pela preservação do bioma travada por órgãos ambientais, ambientalistas, setores do poder público e ativistas, a Fundação SOS Mata Atlântica traz um dado preocupante: o desmatamento das áreas de Mata Atlântica do Brasil cresceu 27% entre 2018 e 2019. O extrativismo do carvão vegetal, os grandes proprietários de soja e o contrabando de madeira estão entre os maiores vilões.
Na realidade, desde o desgoverno Bolsonaro o meio ambiente agoniza. A Carta Capital fez um levantamento das 26 principais violações ambientais do ecocida, veja o link:
https://www.cartacapital.com.br/blogs/brasil-debate/as-26-principais-violacoes-ao-meio-ambiente-feitas-por-jair-bolsonaro/.
É fato! Se quisermos preservar a Mata Atlântica e os demais biomas brasileiros, precisamos afastar Bolsonaro, caso contrário, os danos ao meio ambiente podem ser irreversíveis. #ForaBolsonaro
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário