SDR apresenta em Gandu ações para o fortalecimento da cultura do cacau
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Consórcio de Desenvolvimento do Baixo Sul (Ciapra) e de organizações da agricultura familiar do Território de Identidade Baixo Sul, participaram de reunião de Sensibilização do Projeto Cacau+. O evento foi realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Gandu.
De acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes, o Ciapra vem desenvolvendo um trabalho que pode ser referência para outros consórcios. Ele ressaltou que o objetivo do encontro foi reafirmar a parceria da SDR, tanto com o projeto Cacau +, quanto com o desenvolvimento da agricultura familiar do território.
“O propósito com o projeto é aumentar a produtividade, com a ampliação da assistência técnica e, com isso, aumentar a renda das famílias agricultoras. 50% dos produtores de cacau da região cacaueira são da agricultura familiar, portanto todo o investimento nesse segmento resulta no aumento da produção e da renda dessas famílias produtoras”, argumenta Josias Gomes.
Durante o encontro, foi apresentado aos novos gestores municipais do Baixo Sul o Sistema de Informações Rurais (SIR), desenvolvido pela SDR, e o Projeto Cacau +, que, somados a outras ações que vêm sendo executadas, possibilitam o fortalecimento da agricultura familiar. O objetivo da reunião é que a estratégia esteja presente nos municípios, a partir de uma parceria para fortalecer a agricultura familiar, com ações que incluem assistência técnica diferenciada, e visa a ampliação da produção e a produtividade do cacau.
Foi identificado no cacau a possibilidade de incrementar a economia e geração de renda nos municípios do Baixo Sul, com a elevação da produção de cacau, de 10 a 45 arrobas por hectare, ao ano, para 80 arrobas, por hectare, a partir de ações como implantação de viveiro para produção de mudas, manejo, controle de pragas, polinização, adubação, manejo pós-colheita, rastreabilidade.
O presidente do Ciapra, Leonardo Barbosa Cardoso, conhecido como Leo de Neco, destacou a importância da parceria com a SDR. “É de extrema importância para toda a região, principalmente para o Cacau +, um projeto que é importante para a agricultura, a maior propulsora da economia da região do Baixo Sul, levar tecnologia e conhecimento, com o apoio do Governo do Estado, pra essa unidade de municípios”.
Unidade de frutas – A programação contou com a visita à unidade polivalente de frutas da Associação de Desenvolvimento do Baixo Sul (Adebasul), na Rodovia 549, em Gandu. A agroindústria, com capacidade de beneficiar até 16 mil quilos de frutas por dia, inicialmente irá processar entre 4 a 5 mil quilos por dia e beneficiar diretamente 200 famílias, chegando a atender indiretamente cerca de 400 famílias do Baixo Sul.
Essas famílias já produzem frutas como graviola, cupuaçu, cajá, cacau, açaí, maracujá, acerola, goiaba, manga, e já tem convênio para fornecimento a empresas privadas e para o mercado institucional, em programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE). A unidade trabalha ainda com a comercialização de aipim a vácuo.
O presidente da Adebasul, Jeronias Libanio dos Santos, destaca que os investimentos já possibilitaram 8 empregos diretos e irão viabilizar a comercialização de produtos já processados. “Nossos associados vão poder produzir em quantidade, porque sabem onde vender seus produtos. Vamos processar e vender para outras empresas. Já temos contratos firmados com algumas empresas da região e de outras regiões da Bahia. Projetos como o Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), são importantes para o desenvolvimento, tanto da Adebasul, quanto dos produtores da região”.
O Governo do Estado, por meio da SDR, já investiu na ampliação e qualificação de agroindústrias, com recursos aplicados em diversos sistemas produtivos, a exemplo da mandiocultura, fruticultura, cacauicultura e piscicultura, dentre outros. São 1.620 famílias atendidas com assistência técnica e extensão rural (Ater), por meio de chamadas públicas da Bahiater, Ater Agroecologia e Ater Mulher. Serão realizadas a regularização fundiária de mais 1.000 famílias do território, além de outras ações que estão em curso, como a regularização e titulação de áreas urbanas e suburbanas das sedes dos municípios e crédito fundiário, que já tem experiências exitosas no Baixo Sul.
A comitiva visitou ainda a unidade de beneficiamento da Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu (Coolerg), na sede do município de Gandu, que processa mais de 2.500 litros por dia na produção de iogurte, queijo muçarela, queijo coalho e leite pasteurizado. Foi realizada também a visita ao mercado municipal, que está passando pela execução de obras da reforma e ampliação.
Deixe um comentário