SDR discute projeto para ampliar produção de caju e outras frutas em Nova Soure e Ribeira do Pombal
O projeto está em fase de finalização e beneficiará 300 famílias do Assentamento Terra Prometida – Fazenda Cajuba, localizado no município de Nova Soure
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), recebeu em audiência representantes dos municípios de Nova Soure e Ribeira do Pombal para analisar e debater a finalização de um projeto de irrigação, que viabilizará a produção de caju e outras frutas no Assentamento Terra Prometida – Fazenda Cajuba, em Nova Soure.
O encontro contou com a participação da deputada estadual Fátima Nunes, de lideranças políticas e comunitárias dos municípios da região, de dirigentes e técnicos da SDR, e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O projeto, que está em fase de finalização, beneficiará 300 famílias.
Como encaminhamento, ficou pactuado que ainda este mês acontecerá uma nova reunião envolvendo outras secretarias do Governo do Estado, com o objetivo de garantir a finalização do projeto executivo e definir o cronograma das ações para a instalação da irrigação no Assentamento ainda neste ano.
“O assentamento Cajuba vem produzindo e estamos muito confiantes no propósito de iniciar o processo de instalação da parte de irrigação, que vai atender à demanda de água para ampliar o processo de produção. O assentamento Cajuba tem tudo para dar certo e não temos dúvidas de que vai ser um dos assentamentos-modelo do Estado da Bahia”, argumenta o secretário Josias Gomes.
José Cláudio Sousa, presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Terra Prometida da Fazenda Cajuba, destacou: “A gente não vê a hora do projeto chegar até nós, já que a água é muito importante para nossa sobrevivência, para produzirmos e termos renda. Todos nós aguardamos essa conquista”, diz Souza.
O diretor-presidente da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Ícaro Renê Santos, participou da reunião e observou que “hoje nós já temos cooperados do Assentamento Cajuba, com a implantação da irrigação, a tendência é termos mais agricultores junto a nós, produzindo e comercializando”.
Deixe um comentário