Secretário Josias Gomes apresenta ao prefeito de Jequié projeto integrado de desenvolvimento agrícola!
A piscicultura é uma das atividades voltada aos agricultores familiares de quatro municípios da região
Um projeto integrado de desenvolvimento rural agrícola para o polo que integra os municípios de Jequié, Maracás, Manoel Vitorino e Iramaia, localizados às margens da Barragem de Pedra, foi apresentado durante reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O projeto terá como protagonista a piscicultura, porém, é abrangente e possibilitará a execução de uma série de outras iniciativas, voltadas para a agricultura familiar.
“Essas ações irão favorecer e acrescentar muito à economia da região, no sentido do abastecimento de produtos agrícolas, aumentar a renda dos agricultores e agricultoras familiares, e aumentar a produtividade, com uma agricultura irrigada. Com a criação desse polo de produção, será possível explorar o potencial que já existe no local, com água de qualidade, clima favorável e corpo técnico qualificado, tanto da piscicultura, quanto da agricultura, a partir da união de esforços com as quatro prefeituras, para impulsionar o processo de desenvolvimento econômico da região. A ação integrada deverá envolver a SDR, a Bahiapesca, parlamentares e outros órgãos públicos”, destaca o secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Para o prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana – conhecido como Zé Cocá – esse projeto será um dos mais importantes do município e, junto com os municípios de Iramaia, Manoel Vitorino e Maracás, poderá formar um dos maiores polos de piscicultura da Bahia.
“Essa ação irá gerar empregos diretos na criação dos peixes. Com a implantação de entrepostos, será possível vender o peixe beneficiado, já com valor agregado. A parceria com a SDR possibilitará também a venda para os mercados de um produto já certificado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com outro valor, superior ao que é praticado hoje”, argumenta o prefeito de Jequié.
Deixe um comentário