Secretário Josias Gomes debate com dirigentes da Fetag políticas públicas para o homem do campo
Objetivo é o desenvolvimento de ações que beneficiem a agricultura familiar de forma sustentável e solidária
O secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – participou, nesta quinta-feira (11), de uma reunião com dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag). O encontro aconteceu na sede da Fetag, em Salvador, dando continuidade ao diálogo com os movimentos sociais do campo.
Segundo o secretário a agricultura familiar já existe há cerca de 450 anos. Mas, depois de muitas lutas e esforços coletivos, só nos últimos 16 anos esse segmento passou a ganhar visibilidade pelo Governo Federal, com ações específicas e investimentos em infraestrutura, e assistência técnica e extensão rural (Ater).
Foi nesse contexto que as organizações e movimentos sociais cresceram em número e se fortaleceram.
“Todas essas ações resultaram na melhoria da qualidade de vida de agricultores familiares, que tiveram sua autoestima elevada. A partir daí, a SDR foi criada – em uma ação inovadora do Governo do Estado – com o propósito de ser o elo de ligação com os movimentos sociais do campo, o que vem contribuindo para a execução de políticas públicas qualificadas e direcionadas aos agricultores baianos”, destacou o secretário Josias Gomes.
João da Cruz, presidente da Fetag-Ba, explicou que essa foi uma reunião para estreitar a relação institucional com a SDR e dar continuidade à parceria com o Governo do Estado.
“O objetivo é que nós tenhamos, daqui a três anos e meio, os resultados lá na ponta, que é o desenvolvimento da agricultura familiar de forma sustentável e solidária”, argumentou Cruz.
Deixe um comentário