Secretário Josias Gomes participa da abertura da 10ª Edição da Superbahia na Arena Fonte Nova
17 cooperativas e associações baianas estão expondo seus produtos no estande da SDR no evento, que começou hoje e se estenderá até o dia 25
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) está presente na 10ª SuperBahia – Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores. O evento, considerado o maior no segmento do varejo de alimentos do Norte-Nordeste do Brasil, foi aberto hoje (23) e se estenderá até o dia 25, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O secretário Josias Gomes, que participou da solenidade de abertura do evento, destacou que essa é a quarta vez que a agricultura familiar participa da SuperBahia.
“Um evento que felizmente nos colocou em uma situação de igualdade com as grandes marcas do País. Para a nossa felicidade, nesta edição estamos com 17 cooperativas, isso não é pouco para quem há tão pouco tempo não tinha espaço tão significativo quanto esse para vender seus produtos. É a visibilidade que a agricultura familiar da Bahia passa a ter e que nós só temos que agradecer muito aos agricultores familiares que em boa hora souberam produzir as condições para que esse mercado passe a ser também dos agricultores familiares da Bahia”, diz Josias Gomes.
A Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló (Coopag), do município de Várzea Nova, já colhe os frutos da participação da SuperBahia do ano passado e está fornecendo três mil litros de iogurte para a Rede Mix, gerando um lucro de R$20 mil por mês para o empreendimento.
De acordo com o presidente da Coopag, Fred Jordão, a expectativa é grande para este ano. “Queremos introduzir outros produtos nessa rede e garimpar novos clientes e o Centro de Distribuição da Agricultura Familiar vai nos ajudar muito, pois vai ser possível montar uma câmara fria, para poder armazenar nossos produtos e montarmos uma logística para vender em delicatessens e mercadinhos”, diz Jordão.
O Centro de Distribuição, localizado em Itapuã, é mais uma estratégia de comercialização dos produtos da agricultura familiar, do Governo do Estado, por meio da SDR, que beneficia produtores do setor, no escoamento e armazenamento de produtos.
Produtos disponíveis no estande da SDR – Mel, doces, geleias e compotas de umbu, goiaba e maracujá da caatinga, chocolates, nibs de cacau, iogurtes, castanhas de caju, flocão de milho não transgênico, cafés especiais, barras de cereais, palmito, banana chips, derivados da mandioca e polpas de frutas, são alguns dos produtos de 17 organizações produtivas da agricultura familiar baiana que estão disponíveis no estande da SDR, na SuperBahia.
O estande, que ocupa uma área de 76 metros quadrados, integra a estratégia do Governo do Estado em apoiar as organizações produtivas da agricultura familiar para que seus produtos possam ser posicionados em novos mercados, aumentar a comercialização e, consequentemente, a renda dos agricultores familiares. O espaço foi montado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR, por meio do projeto Bahia Produtiva.
A SuperBahia, promovida pela Associação Bahiana de Supermercados (Abase), apresenta as principais tendências de produtos e serviços do setor e permite aos participantes apresentarem suas cartelas de produtos, lançarem produtos e oferecerem condições vantajosas de negociação aos supermercadistas e demais empresários do setor de alimentos.
“O objetivo principal é a realização de negócios com lojistas e supermercadistas”, reiterou o assessor do Bahia Produtiva, Guilherme Martins.
O presidente da Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Ícaro Renne, destaca a importância de participar de um evento grandioso, onde será possível mostrar os produtos da cooperativa para um público formado por donos de redes de mercado atacadista ou de varejo.
“Vamos mostrar nossas castanhas para os mercados da Bahia e Brasil, o que vai aumentar as nossas vendas. Alavancando a nossa comercialização nós teremos uma renda maior para nossas unidades de beneficiamento, bem como para os agricultores no campo”.
A seleção das organizações foi feita por Chamada Pública pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), no âmbito do projeto Bahia Produtiva e pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), a partir de critérios como o de estar formalmente registrado como uma organização produtiva da agricultura familiar, com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Jurídica (DAP/Pronaf Jurídica), ter Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), atuar no mercado estadual ou nacional ou possuir condições e escala para acessá-los.
Cooperativas e associações selecionas – Arco Sertão Central, Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Associação de Apicultura do Vale do Capão, Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Coopirecê), Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag) e Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes).
Participam ainda a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), Cooperativa Mista de produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC-BA), Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização (Coopaita), Cooperativa Regional de Agricultores (as) Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), Cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão).
Deixe um comentário