Secretário Josias Gomes participa da abertura do Congresso Internacional em Extensão Rural e Desenvolvimento
O II Ciierd acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no período de 4 a 7 deste mês, em Juazeiro
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participou na noite de quarta-feira (4), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro, da cerimônia de abertura do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (Ciierd).
A proposta do evento é promover o intercâmbio de técnicas, produção científica e cultural tendo como tema as “Territorialidades, Mudanças Climáticas, Agroecossistemas e Premissas para o Desenvolvimento Sustentável” incorporando na discussão, além dos docentes e pesquisadores, os agricultores e agricultoras, indígenas, comunidades de fundo de pasto, quilombolas e ribeirinhos.
Em seu pronunciamento, o secretário Josias Gomes falou sobre a importância do evento. “Não tenho dúvidas que esse debate será de extrema importância para a agricultura familiar. A Bahia investiu R$ 1,5 bilhão nesse setor e temos como meta atingir a segurança alimentar para 16 milhões de baianos. Um dos nossos focos é a assistência técnica e aqui no II CIIERD iremos debater muito esse assunto”, destaca Josias Gomes.
O congresso tem como objetivo proporcionar novas experiências e gerar propostas de soluções para os problemas relacionados com a extensão rural e o desenvolvimento. “O CIIERD se propõe a discutir temáticas pertinentes ao rural e ao desenvolvimento local com a participação dos diversos atores envolvidos com a área, reunindo nas discussões professores, pesquisadores, agricultores rurais e outros profissionais. Este ano, o evento é promovido pelo Mestrado em Extensão Rural e o Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial”, explica a coordenadora geral do II CIIERD, Márcia Bento Moreira.
A pró-reitora de extensão da Univasf, Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, deu as boas vindas aos presentes. “Espero que todos aproveitem ao máximo o evento e todas as informações valiosas que serão compartilhadas aqui. Iremos discutir, dentre outras coisas, o desenvolvimento e a ciência”, disse.
Já o diretor do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Haroldo Schistek, falou da importância em aprender a conviver com o semiárido. “É preciso despertar em todos a riqueza que o semiárido possui. Não podemos apenas combater um fenômeno climático, temos que aprender a conviver com a seca. Buscar informações e conhecimentos é imprescindível para o desenvolvimento da região e o congresso pretende proporcionar isso”, destacou.
Representando o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges, falou da felicidade em participar de um evento de tamanha magnitude.
“Estou emocionada em poder participar de uma experiência tão rica. O trabalho desenvolvido pelo prefeito Paulo Bomfim tem buscado fomentar e valorizar cada vez mais a agricultura familiar, através de ações e projetos. Gostaria de agradecer o convite e reafirmar o nosso compromisso com o homem do campo, bem como parabenizar a todos os envolvidos pela realização do II CIIERD”, afirmou Elayne Borges.
Deixe um comentário