
Secretário Josias Gomes participa da abertura do encontro estadual de Meliponicultura

Atividade de criação de abelhas sem ferrão reúne agricultores familiares de diversos municípios da Bahia e de outros 9 Estados brasileiros

O secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – participou na quarta-feira (7) da abertura do II Encontro Baiano de Meliponicultura, que se estenderá até sexta-feira (9).
Com o tema Organizar para Fortalecer, ele é considerado o maior evento específico sobre meliponicultura – atividade de criação de abelhas sem ferrão – no país.
O objetivo é reunir representantes deste sistema produtivo para discutir ações e tecnologias, tendo em vista a preservação ambiental, organização social, gestão e mercado, visando o fortalecimento da atividade.
O secretário Josias Gomes destaca que são visíveis os avanços da meliponicultura. “Em razão da importância desse segmento da agricultura familiar, dentre as diversas cadeias produtivas do Estado, vem sendo concedido, nos últimos anos, aporte de recursos para promover organização e criar as condições para torná-lo independente economicamente, a exemplo do que vem sendo realizado desde 2015, com investimentos da ordem de R$ 30 milhões”, afirma.

“Graças ao apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, a meliponicultura, a cada ano, vem avançando e, para nós, é uma satisfação grande poder fazer parte desse contexto e estar dentro dessa cadeia produtiva”, salienta Vilson da Silva (Viau), presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores do município de Central, que faz parte do Território de Identidade Irecê.
José Aragão, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, ressalta que esse encontro marca um momento ímpar da meliponicultura brasileira. “Queremos destacar aqui mais uma vez o empenho do estado da Bahia, por meio das políticas públicas. Então, esse é um bom momento para que nós meliponicultores continuemos nessa luta e que ela seja unânime para todo Brasil”, diz Aragão.
Participam do encontro agricultores familiares de diversos municípios da Bahia e de outros 9 Estados: Alagoas, Sergipe, Piauí, Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.


Deixe um comentário