
Secretário Josias Gomes participa de Fórum em Teresina!
Estou em Teresina participando da XVI reunião do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste.
Este fórum reúne os secretários estaduais de Agricultura Familiar e os diversos movimentos sociais que estão diretamente envolvidos no tema da agricultura familiar do Nordeste.
Pra nós um tema central hoje é a defesa da agricultura familiar, que sofre reais ataques sob o projeto de lei 5695/2019 – de autoria do senador Izalci Lucas. O PL está pautado para ir à votação na Comissão de Educação do Senado Federal nesta terça-feira, dia 12.
O PL acaba com a obrigatoriedade de compra da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O orçamento do Pnae anual gira em torno de R$ 4,5 bilhões e garante desenvolvimento local, a partir das aquisições do governo.
Somos veementemente contra aos retrocessos colocados em pautas pelo Senador Izalci Lucas.
Este projeto é um ataque covarde e joga contra o povo brasileiro, a agricultura familiar e economia solidária.
Coloca em risco a alimentação saudável dos nossos estudantes.
Além de comprometer toda uma cadeia produtiva de milhões de brasileiros!
Qual o objetivo de um projeto de lei que estabelece critérios viciados e age contra um modelo de negócio que está consolidado?
Não existe justificativa aprovar uma lei antipovo.
O Programa Nacional de Alimentação (PNAE) é uma política pública inclusiva e beneficia os pequenos agricultores que são tão importantes para a economia local dos milhares de municípios nos diversos Estados da Federação.
Certamente este PL-Golpista responde aos interesses de uma minoria da sociedade que não tem compromisso com bem-comum. Os autores visam apenas lucros para os seus grupos sem a menor contrapartida socioeconômica.
Em nota oficial, O Sistema dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (Sistema CFN/CRN) saíram em defesa da agricultura familiar e alimentação saudável na educação:
“O Sistema CFN/CRN entende que as mudanças propostas no PL atinentes ao PNAE, PNATE, PNLD e PDDE causam imensos prejuízos à sociedade. A proposta em questão prevê o fim da gestão nacional desses programas, delegando aos estados, municípios e ao Distrito Federal a definição de todos os critérios para a execução das políticas sociais citadas e a aplicabilidade dos seus recursos, uma vez que faz referência apenas ao salário educação, desobrigando a União de ter orçamento próprio para tais ações”.
Se existe uma força produtiva que necessita cada vez mais de apoio- frente os resultados apresentados – este setor é o da Agricultura Familiar.
É inadmissível qualquer retrocesso.
É imperativo derrotar o projeto de lei 5695/2019.
Esta é uma luta de toda a sociedade.
Estamos unidos na defesa da agricultura familiar!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário