Secretário Josias Gomes participa do Fórum de Secretários de Agricultura do Vale do Jiquiriçá
Formado por 20 municípios, o Vale do Jiquiriçá possui cerca de 20 mil famílias de agricultores familiares
O secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – marcou presença no Fórum de Secretários de Agricultura do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, realizado no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan).
O objetivo foi apresentar as principais demandas da agricultura familiar dos municípios do território e fazer um balanço das ações que já vêm sendo desenvolvidas, como assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária, distribuição de mudas, Projeto de Mecanização Rural (Promer), requalificação de agroindústrias e fortalecimento das cadeias produtivas estratégicas do território.
O secretário Josias Gomes pontuou que este novo arranjo territorial, em implantação, permite uma série de avanços significativos, com formas inovadoras. “Os municípios são predominantemente agrícolas e o fórum de secretários deve ser protagonista para sensibilizar os envolvidos na execução dessa política pública, para podermos realizar uma ação mais efetiva para a agricultura familiar”, destaca.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de São Miguel das Matas, Helder Geovane de Souza, ressaltou que apesar dos desafios para ampliar as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar do município já é possível ver resultados das ações executadas nos últimos anos.
“A gente tem avançado nas políticas públicas, apesar das dificuldades atuais na esfera federal. A SDR tem estado mais presente dentro dos territórios baianos e a gente vê a mudança da agricultura familiar. A vida do homem do campo tem mudado para melhor porque as políticas públicas estão chegando à base”, diz Souza.
O Vale do Jiquiriçá é formado por 20 municípios, com cerca de 20 mil famílias de agricultores familiares, que trabalham em cadeias produtivas como a de bovinocultura de leite, ovinocultura, sisal, mandioca e fruticultura, incluindo produtos como o cacau, maracujá, umbu, cajá e banana, entre outros itens.
Deixe um comentário