Secretário Josias Gomes participa em Recife do Fórum dos Gestores Estaduais de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste
No encontro, foi debatida a incorporação do tema desenvolvimento rural na atuação, nos financiamentos, na execução e na captação de recursos
O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, participou na quinta-feira (3), em Recife, da reunião extraordinária do Fórum dos Gestores Estaduais responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste e Minas Gerais, que teve o desenvolvimento rural do Nordeste como assunto principal.
Participaram do evento o secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Luiz Couto, secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, secretário da Agricultura de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) do Rio Grande do Norte, Alexandre de Oliveira, secretário de Agricultura Familiar do Piauí, Herbert Buenos, secretário estadual do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco De Assis Diniz, e o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas.
O objetivo do Fórum foi o de construir uma pauta e uma estratégia de diálogo com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, formado pelos gestores dos nove estados da região Nordeste, para a incorporação do tema desenvolvimento rural na sua atuação, nos financiamentos, na execução e na captação de recursos.
A captação de recursos para implantação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água foi um dos assuntos debatidos na reunião. Segundo o secretário Josias Gomes, o mundo rural nordestino teve um impulso muito significativo durante os últimos governos, mas cada Estado tratou de forma isolada as suas demandas.
“A aglutinação dos secretários que cuidam da agricultura familiar do Nordeste, neste momento, favorece ações conjuntas. O tema da água pra produção de alimentos nos une de ponta a ponta”, declarou o titular da SDR.
A intenção é que a Bahia e todos os outros Estados se beneficiem, pois além de cada localidade desenvolver seu conjunto de ações para o desenvolvimento rural, terá o reforço de atuação e de investimentos, tanto presente quanto futuro, que possam ser captados com organismos internacionais, entre outros.
O Fórum é um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar, no qual são discutidos estratégias e instrumentos para uma ação regional articulada de fortalecimento e expansão do segmento.
Deixe um comentário