Secretário Josias Gomes visita os municípios de Camacan e Mascote
Em Mascote, ele visitou a nova feira livre do distrito de São João do Paraíso, e em Camacan, a unidade de beneficiamento de pescado
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – acompanhado de dirigentes da pasta, representantes das Prefeituras e lideranças locais -, realizou na terça-feira (14) visitas técnicas nos municípios de Mascote e Camacan, cidades localizadas no Território de Identidade Litoral Sul.
Em Mascote, a equipe conheceu a nova estrutura da feira livre do Distrito de São João do Paraíso. A ação, executada pela SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), beneficiará aproximadamente nove mil pessoas, que agora contam com um espaço adequado para a comercialização dos produtos locais.
Em Camacan, foi visitada a unidade de beneficiamento de pescado – que atenderá mais de 200 famílias de municípios da região -, a partir de investimentos do Governo do Estado na Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e na Associação dos Pescadores Artesanais da Região do Baixo Jequitinhonha do Município de Itapebi.
“Nós temos duas grandes iniciativas sendo concluídas em breve aqui na região cacaueira, que vão, sem dúvida, incrementar a política que estamos desenvolvendo por meio da SDR. Uma é a feira do Distrito de São João do Paraíso, em Mascote, que vai dinamizar a venda e a comercialização de produtos. Em Camacan, a unidade de beneficiamento de pescado vai gerar emprego e permitir que a gente agregue valor ao pescado. Nós não estamos apenas no caminho, estamos dizendo que é possível dinamizar a economia a partir da agricultura familiar que estamos desenvolvendo”, destaca o secretário Josias Gomes.
Arnaldo Lopes, prefeito de Mascote, destacou que o Governo do Estado, por meio da SDR, tem atendido o município e cuidado da região. “Essa reforma do mercado municipal em São João do Paraíso é uma ação extraordinária, que vem beneficiar vários comerciantes que antes viviam em condições precárias, comercializando seus produtos sem higiene, estrutura e conforto, mas, hoje, graças aos esforços desses homens, nós vamos ter um espaço para as pessoas defenderem seu pão de cada dia com dignidade, sempre. Só tenho a agradecer”, diz o gestor municipal.
Gildeon Farias, integrante da Coofasulba, afirma que, com a chegada da unidade de beneficiamento, será possível qualificar o processo produtivo do pescado.
“Estamos muito felizes com isso, otimistas por termos uma base de produção. Já vendemos o pescado in natura, mas com essa unidade nós vamos agregar valor e verticalizar a produção, podendo fazer vários cortes do filé, do peixe espalmado, para colocar no mercado”, diz Farias.
Deixe um comentário