
Serviço de Inspeção Municipal (SIM) garante a qualidade dos produtos!
A Bahia tem se destacado na criação de novas agroindústrias geridas pela agricultura familiar. Para que esse desenvolvimento seja realizado de maneira segura, o governo do Estado tem investido na ampliação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que garante a qualidade dos produtos e a segurança sanitária nos municípios.
Nessa perspectiva, demos mais um importante passo na implantação do SIM nos municípios ao fecharmos um convênio por meio do projeto Pró-Semiárido e o Consórcio Público do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI). Essa parceria viabilizará que 468 famílias agricultoras sejam beneficiadas com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A ação vai garantir a certificação para comercializar os produtos de origem animal dentro do território e em mercados institucionais.
A formalização de novas agroindústrias e a implantação de serviços de inspeção influenciam positivamente na empregabilidade, na capacitação de profissionais, no desenvolvimento econômico, e o melhor, com segurança alimentar para a população. O convênio, no valor de R$ 249.720,00, tem vigência de um ano e foi assinado no último dia 27 de maio.
O chefe de escritório local do Pró-Semiárido em Senhor do Bonfim, Cleiton Lin, definiu muito bem a importância dessa ação: “Esse convênio, que é uma continuidade das ações do Pró-Semiárido no fortalecimento das organizações econômicas e de agroindústria familiar, é relevante, uma vez que, através da inspeção municipal, os empreendimentos receberão o selo de inspeção e poderão colocar os produtos no mercado, tanto nos mercados institucionais, como nos mercados privados. Isso vai alavancar a economia, vai fortalecer a agricultura familiar e gerar emprego e renda nas comunidades rurais”.
Essa é a Bahia que cresce junto com os municípios e proporciona melhor qualidade de vida para os baianos e baianas.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário