Sigamos o exemplo de sucesso da China!
A melhor maneira de vencermos a pandemia é seguirmos as estratégias que foram desenvolvidas nos países que tiveram êxito. É o caso da China, que tem uma população de 1,4 bilhão de habitantes, mas conseguiu conter a escalada do vírus de forma impressionante.
Marcos Boulos, professor do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitária da Faculdade de Medicina da USP, diz: “As pandemias, de modo geral, infectam os suscetíveis e quando atingem 80% deles desaparecem e não voltam, pelo menos por um período. Os chineses buscaram dessa vez diminuir o número de suscetíveis. A China tem 1 bilhão de pessoas. Teríamos 800 milhões de infectados. Vamos supor que morressem 2% desses: seriam 16 milhões de mortes. Para evitar isso, isolaram uma cidade do tamanho de São Paulo e com isso a pandemia foi certamente cem vezes menor do que seria”.
Em um exemplo científico, podemos comprovar a importância do isolamento social. Os méritos dos chineses alcançaram o salvamento de 16 milhões de vidas, ou seja, uma população maior do que todo Estado da Bahia. No Nordeste nós seguimos a ciência. Por isso reforçamos a campanha #FiqueEmCasa.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário