Simpósio discute pesquisas e experiências em agricultura familiar
Integrando a programação da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, aconteceu a III edição do Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar, um espaço para exposição, apresentação e discussão de 70 experiências técnicas, científicas e populares em agricultura familiar.
De acordo com Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a pesquisa e extensão tem agregado valor à produção da agricultura familiar e fomentado o desenvolvimento rural na Bahia.
“Esses conhecimentos acadêmicos e as experiências do saber tradicional contribuem para que alavanquemos a qualidade da produção da agricultura familiar e isso pode ser verificado nesta 10ª edição desta feira, com cerca de três mil produtos de qualidade, de todos os Territórios de Identidade da Bahia”, destaca o secretário.
O coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), José Tosato, ressaltou que o simpósio foi um sucesso. “Foram apresentados trabalhos e experiências vindos de todos os territórios baianos, com temas variados, mas que mantêm relação com os interesses dos agricultores familiares. Desde tecnologias sociais até análises de impacto de políticas públicas. Da produção primária à comercialização. Da agroecologia à atuação em rede. Foi um encontro enriquecedor”, diz Tosato.
“Para nós do espaço acadêmico é uma oportunidade exemplar para a gente construir um diálogo com as pessoas que estão no território, que apresentam não só pesquisas acadêmicas, mas que são fruto da interiorização da expansão da universidade e a partir de experiências dos próprios territórios. Foi uma experiência muito rica”, destaca Clarice Paradis, professora da Universidade de Integração Nacional Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), Campus São Francisco do Conde, que acompanha a atividade do simpósio desde o início e participou desta edição como avaliadora.
Deixe um comentário