Sistema Agrícola Resiliente (SAR) garante o plantio de sementes crioulas!
A agricultura familiar baiana se destaca pela capacidade de desenvolver tecnologias que se adequem ao tipo de solo em cada região. No município de Caém, a equipe técnica organizou mutirão para realizar plantio coletivo de sementes crioulas e/ou adaptadas em Sistema Agrícola Resiliente (SAR).
O SAR foi preparado com a qualificação do solo e a divisão do terreno em quatro setores, onde foram plantadas forrageiras como palma, gliricídia, moringa, sorgo e espécies leguminosas, com grandes potenciais nutritivos, a exemplo da crotolária, do feijão de porco e andu. O sistema possibilita a irrigação, diferente dos cultivos em sequeiro, mais comuns na região.
O agricultor Edmilson Anunciação aprovou a ação. “A ideia é boa demais, porque um dos problemas que tem nessa terra é porque ela tem muita área, quando molha, logo seca e as plantas não avançam. Com essa nova forma, com o plantio e o que foi passado para a gente, agora vai ter mais folhas em cima da terra e isso vai ajudar as plantas a se desenvolverem melhor. Estamos com muita esperança, que vamos ter bom resultado agora”.
Bahia, terra da agricultura familiar!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário