Sistemas Agrícolas Resilientes muda a vida dos agricultores de Caém e Caldeirão Grande!
Na SDR quanto maior o desafio, maior o nosso empenho em superar as adversidades. É o caso da região semiárida da Bahia. Por isso, o Pró-Semiárido é tão importante nesta região que enfrenta questões climáticas e socioeconômicas. Em Caém e Caldeirão Grande temos desenvolvido Sistemas Agrícolas Resilientes, que mudará a vida dos agricultores.
A partir de Sistemas Agrícolas Resilientes desenvolvemos espaços exclusivos para multiplicação e resgate de espécies vegetais nativas e adaptadas ao clima Semiárido. As comunidades da Quixaba, em Caldeirão Grande, e a comunidade de Micaela, no município de Caém, ainda contam com outro ponto relevante deste trabalho: o fortalecimento da produtividade das sementes crioulas.
Este projeto conta com o apoio da SDR/CAR por meio Pró-Semiárido em parceria com a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC Bahia), que está ligada ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), além do Fundo Internacional de desenvolvimento Agrícola (Fida) e o apoio da Embrapa Semiárido. Unindo forças, somos capazes de desenvolver ações que tornem o semiárido um lugar muito mais próspero e melhor de se viver.
O Movimento dos Pequenos Agricultores está otimista e fala da importância deste projeto. “Com isso, será possível seguir no trabalho de resgate de sementes de espécies nativas, algumas das quais quase extintas. Esse campo possibilitará aumentar a quantidade e diversidade destas, que depois serão disponibilizadas para multiplicação. O projeto pretende também incentivar a criação de uma Rede de Sementes Crioulas, aumentando assim a conexão entre camponesas e camponeses e possibilitando a troca de sementes e de saberes que fortaleçam o território e fomente a soberania alimentar”.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário