
STF mostra ao mundo como derrotar o fascismo: Cármen Lúcia dá voto histórico contra Bolsonaro
Nada mais propício do que no voto de uma ministra contra os trogloditas que queriam derrubar o Estado Democrático de Direito, trazer a poesia de Victor Hugo para sustentar a sua decisão. Cármen Lúcia não fraquejou e, assim como o personagem do escritor francês, condenou o golpe de Estado tentado por Jair Bolsonaro e pelo núcleo crucial do golpe.
O voto de Cármen Lúcia teve poesia e história, como uma anciã-mestra da luta dos povos: “Toda ação penal, e especialmente esta, impõe um julgamento justo, e aqui não é diferente. O que há de inédito, talvez, nesta ação penal é que nela pulsa o Brasil que me dói. A presente ação penal é quase um encontro do Brasil com o seu passado, com o seu presente e com o seu futuro, na área especificamente das políticas públicas dos órgãos de Estado”. Por meio da lei e da luta organizada, mostramos ao mundo como se derrota o fascismo sem realizar um disparo de arma.
Diferentemente de Luiz Fux, Cármen Lúcia caminhou em defesa do seu voto pela culpabilidade dos golpistas, certa de que, desta vez, a impunidade do passado não encontraria abrigo na Suprema Corte. Cármen Lúcia ainda ressaltou a importância de tratar do processo no ano de comemoração dos 40 anos da nossa redemocratização. A ministra também lembrou o aniversário da Constituição, no próximo dia 5 de outubro.
Nunca devemos nos esquecer de que Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, na ânsia de se perpetuarem no poder, tramaram para matar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Dito isto, estavam dispostos a assassinar qualquer um que estivesse em seu caminho; não hesitariam em matar o amanhã!
A história foi escrita! Pela primeira vez, um ex-presidente golpista e seus generais indignos irão pagar por seus crimes atrás das grades — lugar de traidor da pátria em qualquer parte e em qualquer tempo. Ditadura Nunca Mais! Cumpra-se.
Josias Gomes Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário