
Sucesso na produção orgânica de cacau!
Estive presente no Assentamento Dois Riachões, localizado no município de Ibirapitanga, Território de Identidade Baixo Sul.
Ali, pude ver de perto a exitosa experiência na produção orgânica de cacau no assentamento.
O assentamento provou que é necessária uma intervenção muito mais objetiva no que diz respeito à agroecologia. É um assentamento com 39 famílias, dirigido por jovens, com um trabalho de agroecologia. Com certeza, a Bahia está obtendo bons frutos com trabalhos dessa natureza.
Atualmente 50% da produção de cacau produzido por agricultores familiares correspondem à commodity. No Assentamento, eles estão enveredando por um caminho de produção de cacau fino, cujo valor é o dobro ou até às vezes o triplo do que alcança o cacau de commodity.
Eles são jovens dinâmicos, conhecedores, com assistência técnica e extensão rural (Ater) dirigida e eu não tenho dúvida de que o papel da secretaria como indutora do desenvolvimento rural baiano e da agricultura familiar, terá que participar mais e atentamente ao projeto desenvolvido hoje pelo Assentamento Dois Riachões.
Desde já, o assentamento comemora os recursos que virão por meio do edital do Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR, a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial. Tenho certeza de que com os novos recursos deste excelente trabalho, eles terão um crescimento ainda maior.
Um dado marcante é que este projeto é a primeira área da Bahia com Certificação Orgânica Participativa, pela Rede de Agroecologia Povos da Mata.
Os assentados também conseguiram uma Certificação Socioambiental Internacional ECOCERT. Conquistas que os credenciam como uma referência do segmento.
Realmente, o modelo de trabalho desenvolvido em Dois Ricahões é um exemplo de organização coletiva focada na agroecologia e ao mesmo tempo conectada às exigentes expectativas do mercado de cacau orgânico e seus derivados.
Parabéns Dois Riachões! Não é por acaso que o sucesso de vocês foi tema de portais como Uol e G1.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário