Teolândia: revitalização da Feira Livre e reforma do Mercado Municipal debatidos na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
Na audiência, o secretário Josias Gomes recebeu a prefeita Maria Baitinga de Santana – conhecida por Rosa – e o secretário de Agricultura, João Neto
Com o objetivo de debater iniciativas que possam alavancar o crescimento produtivo da agricultura familiar no município de Teolândia, o secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – se reuniu nesta segunda-feira (12) com a prefeita Maria Baitinga de Santana, conhecida popularmente como Rosa, para dialogar sobre as demandas da cidade. Também presentes João Neto, secretário municipal de Agricultura, e Jeandro Ribeiro, chefe de Gabinete da SDR.
“Temos 15 associações de agricultores atuantes no município produzindo frango, ovos, cacau, além da banana – nossa principal cultura – com produção anual de 57 mil toneladas”, destaca a prefeita Rosa.
Ela destaca que solicitou ao Estado a revitalização da Feira Livre, com a cobertura dos boxes, a reforma do Mercado Municipal e o envio de barracas padronizadas de feira. “Também pedimos a inclusão do município no Programa de Mecanização Rural (Promer), complementa a prefeita de Teolândia.
Segundo ela, o município produz banana da terra, banana prata, melancia e hortaliças, entre outros itens, e biscoitos, bolos, além de polpa de diversas frutas.
Josias Gomes destacou que, por meio da estratégia Parceria MaisForte, pretende estreitar o diálogo junto aos municípios da Bahia, para potencializar a agricultura familiar, que se constitui como vetor de desenvolvimento econômico nas cidades do interior do Estado.
Para a prefeita Rosa ter o Governo do Estado, por meio da SDR, junto à gestão municipal será decisivo fator no processo de reconstrução e requalificação dos espaços estratégicos para o desenvolvimento rural. “Com o apoio da SDR temos a expectativa de conseguir um espaço mais adequado para a Feira Livre, com cobertura dos boxes, e reforma da área destinada à comercialização de carnes”.
“Temos dois convênios do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em desenvolvimento no município, que atendem diretamente 300 e 240 famílias. Com o programa ATER já atendemos mais da metade dos nossos 1.600 agricultores familiares. Estamos confiantes que vamos juntos assegurar melhores condições para o nosso produtor e consequentemente alavancar a economia de Teolândia”, informa João Neto, secretário municipal de Agricultura.
Deixe um comentário